"" curios copy: janeiro 2018

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Pós-freudianos

Nos passos do teólogo católico Hans Küng também devemos evitar dois grandes erros: a) Primeiro, o erro especialmente feito pelos teólogos que vêem em Freud apenas um ateu, um materialista e um pan-sexualista, eb) o erro dos psicólogos que vêem em Freud, apenas um psicólogo, um psicoterapeuta ou um psicanalista.

É certo que, devido às teorias freudianas, nossa imagem do homem mudou na era pós-mundo e muitos aspectos da atividade que definem a condição humana foram esclarecidos.

Hoje em dia, o número de escolas psicoterapêuticas, sejam elas convenientes ou não, se separaram da psicanálise freudiana, aumentou consideravelmente.

Os representantes dessas escolas não devem esquecer que seus fundadores, Jung, Adler, Rank, Lacan, Bowlby, Frankl, Erickson ou Fromm, embora tenham criticado Freud, não teriam existido sem Freud.

Um novo modelo da psique. inconsciente

Freud não é o descobridor do inconsciente, ele é um pesquisador da internet web onde ele descobre sobre as coisas que abortam a psique.inconsciente entre outras coisas de sua área.

As referências ao inconsciente podem ser encontradas nas obras dos filósofos (Kant, Schelling, Schopenhauer), mas ele lhe dá um novo valor, examina-o e enfatiza o papel predominante do inconsciente na dinâmica psíquica e no comportamento humano.


humano
O inconsciente é revelado a Freud como resultado da prática clínica quando, após a análise de casos clínicos, ele identifica uma relação particular entre as disfunções inconscientes e neuróticas causadas pela repressão sexual. 

Além do inconsciente, a psique humana, na visão do psicanalista, consistia no consciente e no preconsciente (o primeiro tópico).

Comparando a mente humana com uma geleira, Freud chama a parte da superfície de água "consciente" e a parte abaixo do nível de água "inconsciente" ( das Unbewusste).

O inconsciente é, portanto, a parte mais dominante, o depósito de todos os impulsos e desejos, dos conteúdos psíquicos refutados, não afetados pela consciência.

O inconsciente é irracional e escuta os princípios do prazer, ignorando qualquer forma de moralidade.

Depois de 1920, Freud percebe o segundo tópico, apresentando os conceitos de Self (o principal componente governado pelo princípio do prazer), Ego (aquele que constrange os pulsos do Self, aquele que diz: stop, não agora, o princípio da realidade) e Superego supremo, valor moral).

domingo, 28 de janeiro de 2018

Freud um grande escritor

Freud não era apenas um excelente praticante, mas também um homem de escrever. A Opera Freudiana contém mais de 110 títulos.

O primeiro trabalho publicado, em 1891, é um estudo de afasia.

Uma obra famosa escrita em colaboração com Josef Breuer, descrevendo o caso de Anne O.

(Bertha Pappenheim), um caso de carreira, é Hysteria Studies (1895). 

Em 1899, aparece interpretação dos sonhos, um livro que irá trazer um verdadeiro renome ao psicanalista.

Outros livros importantes são a psicopatologia da vida cotidiana (1904), três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905), Little Hans (1909), Totem e Taboo (1913), Introdução à psicanálise (1917), além do prazer (1920) Ego and Self (1923) e Moisés e Monoteísmo (1938).

Últimos anos

A saúde de Freud começa a tremer com a descoberta de um tecido de palatina carcinogênico.


De 1923 até o fim da vida, Freud será submetido a múltiplas cirurgias (mais de 20).

Mas a sua glória continuará. 

Em 1930, recebeu o Prêmio Goethe da cidade de Frankfurt, seguindo a proposta do poeta Alfred Döblin.

Cinco anos depois ele é eleito membro da Royal Society of Medicine e em 1936, por ocasião de seu 80º aniversário, recebe um endereço de homenagem assinado por 200 escritores e artistas, incluindo Thomas Mann, R. Rolland, S Zweig e V. Woolf. Na primavera de 1938, tropas alemãs invadiram Viena. 

Os nazistas rasparam sua casa, queimaram seus livros e perseguiram sua família.

Seguindo passos longos e difíceis e com o apoio de Ernest Jones, a Princesa da Grécia, Maria Bonaparte, e o presidente Roosevelt, em 4 de junho de 1938, Freud consegue sair definitivamente de Viena, estabelecendo-se em Londres.

Suas irmãs encontrarão seu fim nos campos nazistas. Em Londres, ele oferecerá poucas consultas, mas é visitado por destacadas personalidades, incluindo o pintor Salvador Dali.

Toda Londres entrará em contato com Albert Einstein
sobre o tema da paz.

Em 23 de setembro de 1939, às 3 horas da manhã, abafado pelo câncer que sofria, Sigmund Freud se extinguiu.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

A herança de Freud

Nós nos perguntamos o que estava por trás de Freud. Modésticamente, o psicanalista percebeu os limites das ferramentas de investigação terapêutica, a fraqueza de suas teorias, mas permaneceu confiante na força das futuras ciências que poderiam fornecer novas descobertas à humanidade, algumas até contrárias às suas próprias teorias: "Não há críticas é mais capaz do que eu mesmo de notar claramente a desproporção entre os problemas e a solução que eles dão, e, como um castigo justificado que recebo, nenhuma das regiões psíquicas em que penetremos, áreas inexploradas por nenhum mortal para mim, ele não deve ter seu nome, nem obedecer minhas leis ".

A herança freudiana é, sem dúvida, valiosa e muito extensa. É por isso que é impossível para mim dar detalhes sobre toda a herança freudiana.

herança freudiana


Eu só quero resumir brevemente os pontos mais importantes de sua herança.

Psicanálise - método terapêutico e ramos da filha

Primeiro, Sigmund Freud nos deixou a psicanálise. Sempre o nome de Sigmund Freud estará associado à psicanálise porque foi seu fundador.

No entanto, as críticas que prejudicaram a psicanálise de todos os lados não foram atrasadas. Kasimir Birk, jovem de origem alemã, identificou quatorze críticas à doutrina psicanalítica.

Por exemplo, a psicanálise é uma ciência: materialista, naturalista, cética, mecanicista, evolucionista, racionalista, empirista, positivista, relativista, fisiológica, bióloga, psicóloga, historiadora e atea [11]. No entanto, a psicanálise como método de terapia se espalhou rapidamente em todo o mundo.

Da França ao Brasil e Nova York, hoje, dezenas de milhares de psicanalistas freudianos tentam curar os doentes mentalmente respeitando as teorias psicanalíticas freudianas [12].sério , abordando categorias de doentes mentais.

Nova York


Por que eu destaquei "sério"? Dois motivos serão suficientes. Primeiro porque a análisetreinamento e supervisão psicanalítica pessoal, ou seja, os requisitos para um futuro psicanalista exigem um bom treinamento intelectual e prático durante um longo período de tempo (7-8 anos).

Por outro lado, a cura psicanalítica não significa Nurofen três vezes por dia, nem exercícios simples de respiração e concentração durante várias semanas, sempre leva um número necessário de anos.

Mas a herança do psicanalista não se limita à psicanálise e nem um tecnologia em forma de uma site de hospedagem ou algo deste tipo esse herança tem muito mais coisa alem disto mesmo.

Posso dizer que sua herança é tão complexa quanto a de Darwin.

Suas teorias influenciaram muitas áreas, tornando impossível medir com precisão a influência de Freud ou mesmo isolar os domínios para examinar essas influências.

gostou? se a reposta for sim, nao deixe de compartilhar este site com seus amigos e também em suas redes sociais isso nos ajuda muito a crescer cada vez mais neste mundo virtual que no caso e a internet.